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15 livros sobre moda e estilo que vão te inspirar
A moda é um universo multifacetado. E para aqueles que buscam inspiração, a leitura sobre o segmento pode ser uma fonte inestimável de insights e descobertas. Por isso, listamos neste conteúdo 15 livros sobre moda e estilo que vão te inspirar e encantar. Quer conhecer melhor cada um deles? Continue a leitura até o final!
1. A Batalha de Versalhes — Robin Ghivan
Que tal começar por um emocionante mergulho em um dos momentos mais icônicos da história da moda e da cultura popular que ocorreu em 28 de novembro de 1973?
Em “A Batalha de Versalhes”, a renomada jornalista, vencedora do prêmio Pulitzer, Robin Givhan, retrata um momento crucial na história da moda. O evento, idealizado para arrecadar fundos para a restauração do Palácio de Versalhes, ficou marcado como a batalha que transformou o ramo e influenciou a cultura pop.
No palco, desfilavam criações de renomados estilistas, como Oscar de la Renta, Yves Saint Laurent, Halston, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin. Entre os espectadores, estavam personalidades como a princesa Grace de Mônaco, a duquesa de Windsor, Paloma Picasso, Andy Warhol e os mais destacados membros do jet set internacional.
2. A Moda e seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas — Diane Crane
Este livro oferece um relato detalhado das relações que moldaram a evolução e o uso da moda, destacando como a função inicial da moda era a de sinalizar status social, o que foi gradualmente sendo substituído nas sociedades contemporâneas pelo papel de construção da identidade individual.
3. A Moda Imita a Vida — André Carvalhal e Luiz Wachelke
Perguntas como “quem realmente somos?”, “onde nos encontramos agora?” e “qual é o nosso destino?” são indagações relevantes não só para a jornada pessoal, mas também para o vasto universo da moda.
Em “A Moda Imita a Vida”, André Carvalhal e Luiz Wachelke buscam mostrar que não existem fórmulas prontas ou soluções miraculosas; em vez disso, o propósito é instigar você, leitor, a ter insights sobre os caminhos de criação e sustentação de uma marca de moda — tudo isso por meio do autoconhecimento.
4. Casa Gucci: Uma História de Glamour, Ganância, Loucura e Morte — Sara Gay Forden
Na manhã de 27 de março de 1995, Maurizio Gucci foi emboscado e alvejado por quatro tiros por um desconhecido nas escadas de seu escritório em Milão. Dois anos depois, Filippo Ninni, chefe de polícia, adentrou o suntuoso Palazzo de sua ex-mulher, Patrizia Reggiani Martinelli — apelidada pela mídia de “a Viúva Negra” — e a deteve pelo assassinato.
Esse relato fascinante, exposto em “Casa Gucci: uma história de glamour, ganância, loucura e morte” não é só um dos melhores livros sobre moda, como abrange desde os bastidores da alta-costura até fortunas bilionárias e grandes tragédias pessoais, narrando a saga do clã Gucci, repleta de brilho, glamour e intrigas.
5. Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen — NJ Stevenson
Desde os tempos da minissaia até a ascensão do tênis, do clássico chapéu-coco ao atemporal pretinho básico, NJ Stevenson oferece neste livro um panorama abrangente da história da moda, desde o final do século 18, destacando as audaciosas criações que adornavam a rainha Maria Antonieta, até os dias contemporâneos.
Neste desfile cronológico pela passarela da história, desfilam todas as grandes criações da alta-costura e do prêt-à-porter, acompanhadas pelos perfis dos principais costureiros e designers, como Chanel, Dior e Alexander McQueen, entre outros.
Além disso, a autora explora a moda urbana e as personalidades que moldaram a forma de se vestir e de se comportar ao redor do mundo. Desde os desejados trajes das protagonistas de “Sex and the City”, às influências de ícones como Audrey Hepburn e Madonna, até a moda representada pela renomada modelo brasileira Gisele Bündchen. Se você busca livros para aprender sobre moda, essa é a leitura perfeita!
6. Deuses e Reis: Ascensão e Queda de Alexander McQueen e John Galliano — Dana Thomas
Na metade dos anos 1990, John Galliano e Alexander McQueen irromperam na cena da moda. Com visões ousadas, sacudiram o estabelecimento de seu torpor burguês e minimalista com designs vibrantes, sensuais e desfiles teatrais.
Ao final da década, cada um deles havia sido contratado para liderar uma das mais emblemáticas casas de alta-costura: Galliano, na Dior, e McQueen, na Givenchy.
Eles eram ícones de uma nova geração de designers que lideraram a transformação de um pequeno grupo de empresas familiares para uma indústria da moda corporativa global.
Mas o ritmo era insustentável. Em 2010, McQueen tirou a própria vida. Um ano depois, Galliano foi demitido após um discurso anti-semita alimentado pelo álcool.
Em seu trabalho inovador “Deuses e Reis”, a aclamada jornalista de moda Dana Thomas conta a verdadeira história desses dois artistas. Ao fazer isso, ela revela os bastidores da revolução que transformou a alta moda ao longo das últimas duas décadas — e o preço que exigiu dos próprios que a salvaram.
7. História da Moda no Brasil — Luís André do Prado e João Braga
Fruto de uma extensa e inédita pesquisa em sua amplitude, o livro “História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências” foi desenvolvido sob a coordenação do jornalista e escritor Luís André do Prado e do professor de moda e escritor João Braga, e produzido pela Pyxis Editorial. Contém uma apresentação gráfica excepcional, sendo enriquecido com mais de 400 imagens.
A obra proporciona aos leitores uma jornada pela história do nosso país por meio do vestuário, pintando um quadro evolutivo dos movimentos estéticos e comportamentais vivenciados no Brasil.
Em suas 640 páginas, o livro abrange todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século, desde os tempos em que éramos meros reprodutores ou adaptadores das tendências lançadas em Paris, até o surgimento da alta moda local, com os costureiros da década de 1960, como Dener Pamplona e Clodovil Hernandes.
Ele também examina o advento do prêt-à-porter nacional, os grupos de moda da década de 1980 e a consolidação das Semanas de Moda, como a São Paulo Fashion Week (SPFW) e Rio Fashion, na virada do século 21.
Para compilar esse panorama, foram realizadas pesquisas em diversos acervos e coletados 127 depoimentos, testemunhos de pessoas que vivenciaram essas várias fases evolutivas — o que ajuda a oferecer ao leitor um relato histórico vibrante.
8. Louis Vuitton: uma Saga — Stéphanie Bonvicini e Julia da Rosa Simões
“Louis Vuitton: uma Saga” oferece uma imersão na fascinante jornada de uma das marcas mais renomadas do mundo: Louis Vuitton.
Em 1821, nasceu Louis Vuitton em uma pequena aldeia na região francesa do Jura. Aos 14 anos, com uma paixão pelo trabalho em madeira, mas enfrentando dificuldades em sua casa, o jovem decidiu buscar uma nova vida em Paris, sem muito dinheiro e sem saber ler ou escrever.
Após uma jornada de dois anos a pé, ele finalmente chegou à capital francesa, dando início à extraordinária saga da marca de artigos de luxo mais famosa do mundo.
Nessa narrativa cativante, testemunhamos o crescimento do nome Louis Vuitton em meio aos eventos históricos da França e da Europa. Uma história vibrante de inovação, moldada pela transformação dos costumes e valores devido aos avanços tecnológicos e à Revolução Industrial, chegando até o século 21.
9. Moda: Uma Filosofia — Lars Svendsen
A comunicação por meio da escolha de roupas é uma expressão de nossa identidade? Desde Coco Chanel até Rei Kawakubo, desde Dior até os estilos das ruas, este livro se baseia no princípio fundamental da moda: a incessante busca pelo novo.
Embora a moda permeie vários aspectos de nossa vida, foi amplamente negligenciada pelos filósofos — até agora. Com uma prosa ágil e irônica, Lars Svendsen une referências que abrangem desde a música pop e a arte contemporânea até pensadores como Kant, Adorno, Barthes, Benjamin e Giddens — tudo isso para oferecer um panorama histórico abrangente sobre a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo.
10. Moda com Propósito — André Carvalhal
Em um mundo cada vez mais interligado, a moda emergiu como uma força influente, ocupando um espaço significativo na vida das pessoas.
Atualmente, vivemos em uma era de abundância de produtos, na qual a busca incessante pelo consumo nos leva a querer sempre mais. Contudo, nos últimos anos, essa cultura de consumo desenfreado tem deixado tanto a sociedade quanto o meio ambiente exauridos, revelando que a promessa de felicidade por meio da compra já não se sustenta. Apesar disso, muitas marcas persistem em perseguir o lucro por meio do consumo excessivo.
Questionador por natureza, o autor André Carvalhal pondera nessa obra sobre essas contradições, destacando o que deveria ser o princípio orientador de todas as marcas contemporâneas: agir com propósito.
11. Nos Bastidores da Vogue — Nina-Sophia Miralles e Cristina Cavalcanti
Assim como muitos outros fenômenos culturais, a revista Vogue teve um começo modesto. No entanto, ao contrário de outros projetos improvisados que logo se extinguem, a trajetória da marca deixou um registro eterno no nosso comportamento e nos padrões de beleza.
A revista tornou-se uma das marcas mais reconhecidas globalmente e uma máquina de fazer dinheiro multimilionária. Mas o que (e, mais importante ainda, quem) a transformou em um sucesso tão duradouro?
Explorando as três edições mais influentes — a Vogue americana, a britânica e a Vogue Paris —, em “Nos Bastidores da Vogue” acompanhamos a trajetória da icônica revista desde seus primórdios em Nova York, como um mero folhetim de fofocas, até sua ascensão como a gigante que conhecemos hoje.
12. O Biquíni Made In Brazil — Lilian Pacce
Embora seja uma criação francesa de 1946, o biquíni brasileiro se tornou objeto de desejo das mulheres ao redor do mundo — talvez um dos poucos itens de vestuário no qual o país é reconhecido e admirado internacionalmente por sua qualidade. Foi essa percepção que motivou a renomada jornalista de moda, Lilian Pacce, a aprofundar suas investigações sobre o biquíni.
O resultado é o livro “Biquíni Made in Brazil”, uma obra leve e bem-humorada, repleta de curiosidades e informações que não só traçam a história completa dessa peça icônica, mas também destacam a relação dos brasileiros com o traje, as mudanças nos costumes e hábitos ao longo das décadas, além de apresentar os principais eventos em uma linha do tempo didática.
13. O Evangelho de Coco Chanel — Karen Karbo
Que tal um livro sobre Coco Chanel? A estilista não apenas concebeu e eternizou o “pretinho básico”, mas também popularizou as calças femininas e outras peças de roupas que proporcionam praticidade e conforto ao público feminino, ao mesmo tempo que mantinham as mulheres elegantes.
Com uma personalidade marcante, glamourosa e apaixonada, típica do estilo francês, Chanel liderou as mulheres rumo a uma nova era. Em “O Evangelho de Coco Chanel”, a ideia é oferecer justamente uma visão sobre o estilo, a fama e o talento dessa figura que foi, sem dúvidas, um dos maiores ícones da moda.
14. O Império do Efêmero — Gilles Lipovetsky
Ao realizar uma verdadeira arqueologia da moda, o filósofo francês Gilles Lipovetsky atribui ao segmento um caráter libertário, transformando-o em um símbolo das mudanças que antecederam o surgimento das sociedades democráticas.
Lipovetsky nos leva, ainda, a refletir sobre como “no ritmo acelerado da História moderna, dentre todos os enredos, o da Moda é o menos ruim”.
Lançado na França em 1987, “O Império do Efêmero” provocou debates acalorados: alguns críticos o atacaram vigorosamente, enquanto outros o consideraram um verdadeiro guia para os anos 1980. Sem dúvidas, uma obra que não pode faltar na sua estante quando o assunto são livros de moda!
15. Sistema da Moda — Roland Barthes
Por fim, nossa última sugestão de leitura para você: “Sistema da Moda”, de Roland Barthes. Nesta obra, o autor realiza uma análise semântica do vestuário por meio de artigos da imprensa, explorando a estrutura e o significado do discurso sobre a moda.
Além disso, Barthes revela um sistema de significações e o submete, pela primeira vez, a uma análise semântica abrangente: como os seres humanos constroem sentido através do vestuário e da linguagem?
Considerado um clássico, o livro destaca-se como um dos exemplos mais brilhantes da aplicação da semiologia a um fenômeno cultural.
Estas foram as nossas dicas de livros sobre moda e estilo para você! Esperamos que eles sejam a porta de entrada para um mundo de criatividade, beleza e reflexão, e que te ajudem a explorar sua própria relação com a moda e o estilo, assim como descobrir o que esses conceitos significam.
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