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São Paulo Fashion Week 2024

SPFW 2024: veja os destaques e as tendências da 57ª edição

A edição N57 da São Paulo Fashion Week (SPFW 2024) aconteceu entre os dias 9 e 14 de abril nos salões dos shoppings Iguatemi e JK Iguatemi. Foram 27 desfiles entre estreias e retornos aguardados de marcas e estilistas queridos pelo público e crítica. A Aluf fez o desfile de abertura deste ano, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis, destacando a importância e a conexão da moda com a arte.  

Quer saber mais sobre como foi o evento? Leia o texto completo e fique por dentro de tudo que aconteceu no SPFW 2024! 

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Tecnologia 

A tecnologia e seus avanços velozes e impressionantes são o assunto da vez, e não foi diferente no desfile de moda da São Paulo Fashion Week 2024.  

A Forca Studio trouxe um cão-robô para a passarela e um mini-drone na coleira, conduzido pela modelo e atriz Vitória Strada. Já na passarela de Gloria Coelho, um bebê robótico surgiu no colo de uma modelo, lembrando o momento viral do desfile da Schiaparelli. Estampas digitais criadas por IA também marcaram presença nas passarelas da Aluf e da Martins

Modelo vestindo a estilista Glória Coelho
Modelo com bebê robótico no desfile da Gloria Coelho. | Imagem: Reprodução/SPFW.

Metalizado 

Os tons metalizados foram destaque, sendo vistos nos desfiles de André Lima, Lilly Sarti, LED e Patrícia Vieira em uma estética futurística. 

Modelo desfila com criação de Lilly Sarti no SPFW 2024
Lilly Sarti | Imagem: Reprodução/FFW/Uol.

DNA Brasileiro 

Marina Bitu, Catarina Mina, Dendezeiro, Maurício Duarte e Patrícia Vieira foram algumas das marcas que desfilaram no SPFW e destacaram a importância do trabalho manual em suas coleções. As peças apresentadas na passarela contaram uma história de habilidade artesanal e conexão com as raízes culturais do Brasil. 

Modelo desfila com criação de Maurício Duarte no SPFW 2024
Maurício Duarte | Imagem: Reprodução/Revista Elle.

Transparências 

A tendência que deixa o corpo à mostra surgiu em diferentes propostas em looks de marcas como Thear, André Lima, Fauve, Martins, LED, Az Marias e Lino Villaventura. Além de ser incorporada em tecidos leves e fluidos como organzas e tules, aparece repaginada por meio dos crochês. 

Modelo desfila com criação de André Lima no SPFW 2024
André Lima | Imagem: Reprodução/SPFW.

Texturas: Acetinados e Aveludados 

A suavidade dos tecidos acetinados e a textura aveludada surgiram como tendências do São Paulo Fashion Week N57. Az Marias, Igor Dadona e André Lima destacaram-se ao incorporar sedas e cetins em visuais deslumbrantes, que mesclam sensualidade e elegância. Ao mesmo tempo, marcas como Patrícia Viera, Reptilia e Renata Buzzo exploraram a textura aveludada em looks de tonalidades variadas, enquanto a Dendezeiro optou pela tapeçaria para criar uma estética felpuda.  

Igor Dadona | Imagem: Reprodução/Revista Elle.
Modelo desfila com criação de Dendezeiro no SPFW 2024
Dendezeiro | Imagem: Reprodução/Metrópoles.

Variedade e Atemporalidade 

A diversidade de estilos marcou os desfiles da SPFW N57. Das modelagens estruturadas e shapes exagerados com ar maximalista de Fauve, Walério Araújo, Aluf e Lino Villaventura, até as criações lúdicas, que exploravam formas e funcionalidades, da Amapô, Dendezeiro e João Pimenta, as marcas do SPFW trouxeram para a passarela opções para todos os gostos. 

Modelo desfila com criação de Aluf no SPFW 2024
Aluf | Imagem: Reprodução/SPFW.

Mas o verdadeiro destaque da edição foi o retorno de nomes de peso do cenário da moda nacional como André Lima, Lino Villaventura, Gloria Coelho e Amapô, que encerrou o SPFW com um desfile de comemoração de 20 anos da marca com amigos na passarela em clima de festa. 

SPFW Amapô Jeans
Amapô Jeans no SPFW N57. | Imagem: Agência Fotosite/Ze Takahashi.

André Lima + ADAR na SPFW N57 

O estilista André Lima é um dos grandes nomes da moda nacional e fez um dos retornos mais aguardados e celebrados desta edição da SPFW. 

Parceiro de longa data do Grupo Adar, André Lima costuma dizer que “tecido não tem idade, não tem gênero, não tem hora”. Foi com este pensamento e um olhar que busca o duradouro e atemporal, que André se aproximou do Grupo Adar para uma parceria na coleção AL03.  

A coleção desfilada na SPFW N57 é a AL06 e teve como ponto de partida o seriado de TV Mulher-Maravilha, da década de 1970. 

Um fetichismo pulsante permeia a coleção que traz elementos conhecidos do repertório de André em uma seleção apurada de tecidos importados pela Adar. A Renda 3D, rebordada em alto relevo, e o Twill Cell Superstar, uma sarja de viscose pesada, se juntam a uma gabardine tecnológica e ao Techno Taslon Nylon de jaqueta corta vento, sucesso entre as clientes da marca. 

A paleta é neutra e atemporal, com tons de marinho, caqui, off-white, preto e marfim. Já a beleza e os acessórios, trazem um ar subversivo e poderoso, que remete ao visual de guerreiras futuristas, reforçando a inspiração da coleção.  

O casting foi uma surpresa à parte: Diane Conterato, Barbara Berger, Vivi Orth, Drielly Oliveira, Alessandra Berriel, Dani Rotelli e Marina Dias — modelos que marcaram a trajetória do estilista e da moda nacional.  

Na trilha, um remix da música “Baile de Peruas”, do Noporn, que ficou conhecida ao citar com deboche trechos de críticas aos desfiles do estilista. 

O desfile foi uma verdadeira celebração da moda e do amor de André por criar.  Confira mais detalhes no vídeo abaixo. 

O compromisso do Grupo Adar em colaborar diretamente com estilistas representa um investimento na vitalidade e no fomento da moda nacional. 

A parceria com André Lima se alinha com a busca por reconhecer e incentivar a criatividade e o talento, em um diálogo rico entre o têxtil e o design, que se traduz em coleções inspiradoras. 

Agora que você já conferiu detalhes sobre o SPFW 2024, aproveite para continuar conhecendo outras tendências de moda, mas também de decoração, aqui, no Adar Insights. É só clicar no banner abaixo e conhecer outros conteúdos disponíveis! 

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Foto de capa: Reprodução/Marcia Fasoli. 

O Grupo, composto pelas empresas Adar, Artec e Texliving, atua em diferentes segmentos do mercado têxtil sendo hoje um dos maiores e mais completos do Brasil. Cada marca possui as características necessárias para atender cada mercado de forma personalizada. Juntos, o grupo oferece produtos de alta qualidade, importados e nacionais, que atendem tanto o mercado da moda, quanto o da decoração.

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