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ADAR Talks: Inteligência Artificial na Moda – Presente e Futuro

A rápida evolução da tecnologia, como é o caso da inteligência artificial (IA) na moda, está revolucionando o cenário do varejo, proporcionando oportunidades sem precedentes para inovação e crescimento. 

Durante o ADAR Talks no Showroom do Bom Retiro, Ketherin Kaffka, especialista em Diferenciação no Digital com pós-graduação em Marketing e Inovação, liderou a discussão sobre as transformações que estão moldando o futuro do mercado de moda. 

O evento, que é uma iniciativa de compartilhar conhecimento com nossos clientes e parceiros, teve como tema “IA + Moda — Presente e Futuro”. Leia o texto completo para saber as principais tendências apontadas! 

Presença digital e IA nos negócios 

A presença online é essencial nos dias de hoje, e a IA oferece oportunidades únicas para engajar os consumidores de forma personalizada. Marcas como Chanel, Dolce&Gabbana e Tommy Hilfiger estão liderando o caminho na criação de experiências digitais inovadoras. 

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Instalação da Tommy Hilfiger na Metaverse Fashion Week. Imagem: Reprodução/Instituto Marangoni.

Moda e Inteligência Artificial 

A integração da IA na moda está transformando desde o desenvolvimento de coleções até a experiência do cliente, prometendo personalização e conveniência nas compras online. Empresas como Nike, Adidas e Valentino já estão implementando soluções baseadas em IA para oferecer produtos e serviços personalizados aos clientes. 

Metaverso e IA Fashion Week 

Grandes marcas já estão explorando o potencial do metaverso e participando de eventos virtuais, como a IA Fashion Week, para conectar-se com os consumidores de maneiras inovadoras. Nomes como o grupo de luxo LVMH estão na vanguarda dessa nova era da moda digital que une tecnologia e criatividade, promovendo novas formas de expressão. 

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Vencedores da Primeira Edição do IA Fashion Week. Imagem: Reprodução/AI Fashion Week.

Experiência do produto conectada 

Tecnologias como os NFTs estão elevando a experiência de compra, oferecendo acesso a produtos e eventos exclusivos. Recentemente, a Adidas lançou sua primeira coleção de vestuário NFT, com 16 peças de edição limitada, chamada “Virtual Gear”.

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Coleção Virtual Gear da Adidas de Wearable NFTs. Imagem: Reprodução/Snearkes News.

Inovação e empreendedorismo 

A IA funciona como auxílio no processo de desenvolvimento, permitindo que, por meio da coleta de dados e comparações, os designers possam tomar decisões acertadas e precisas.  

Já ferramentas como KITTL AI estão democratizando o processo de design, possibilitando que pequenas marcas e designers independentes possam competir de igual para igual com os grandes players do mercado. 

Avanços no varejo 

Grandes empresas estão liderando a revolução da IA no varejo, transformando a experiência do cliente e impulsionando a inovação em toda a indústria. Nomes como Alibaba, Magazine Luiza e Natura têm investido para oferecer experiências de compra mais personalizadas e envolventes aos seus clientes.  

Os exemplos envolvem desde a criação de avatares que funcionam como embaixadores da marca, como é o caso da Lu, da Magazine Luiza, até ferramentas feitas para otimizar o processo de compra virtual, diminuindo trocas e retorno, maximizando lucros e faturamento. 

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Apps e ferramentas atuais 

Durante o ADAR Talks, Ketherin também trouxe uma lista de aplicativos e ferramentas disponíveis para profissionais da moda explorarem novas formas de expressão e engajamento como o Dubformer, Hey Gen, Lensa e Dall-E

O Dubformer permite que você traduza vídeos para mais de 70 idiomas, enquanto o Hey Gen, cria avatares virtuais idênticos a você, baseado em suas fotos e áudios. Já o Lensa e o Dall-E vão mais além, recriando vídeos e fotos de pessoas, tendo a capacidade de até mesmo trocar suas roupas.  

IA e o futuro 

Apesar dos avanços da IA, a criatividade humana continua sendo fundamental. Neste cenário, a inteligência artificial será uma verdadeira aliada para os profissionais preparados. Marcas que souberem combinar o melhor da tecnologia com a autenticidade humana estarão bem-posicionadas para prosperar nesta nova era da moda. 

Sendo assim, ficar atualizado sobre essas tendências é crucial para se destacar no mercado dinâmico e competitivo da moda. Aqui no Adar Insights você encontra conteúdos com as últimas novidades e inovações deste universo!  

Já para mais informações sobre o ADAR Talks e o Showroom do Bom Retiro, visite o site da ADAR 

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O Grupo, composto pelas empresas Adar, Artec e Texliving, atua em diferentes segmentos do mercado têxtil sendo hoje um dos maiores e mais completos do Brasil. Cada marca possui as características necessárias para atender cada mercado de forma personalizada. Juntos, o grupo oferece produtos de alta qualidade, importados e nacionais, que atendem tanto o mercado da moda, quanto o da decoração.

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