Todos os anos, a Worth Global Style Network (WGSN), uma das maiores empresas de previsão…
Principais tendências de decoração 2024
Vivemos em um momento de policrise, onde os consumidores cada vez mais estão fazendo escolhas conscientes em relação a design e decoração e as principais tendências de decoração de 2024 refletem isto.
A pandemia e os novos modelos de trabalho mudaram radicalmente nossa relação com a casa: além de ter que atender e se adaptar a necessidades múltiplas, cresce a busca por estéticas que unam propósito e expressão pessoal, dando ênfase à preocupação com sustentabilidade, atemporalidade e com o bem-estar através de uma decoração afetiva.
“A construção de um lar é um processo contínuo e as nossas escolhas nos acompanham por muitos anos e, diferentemente da roupa, elas estão sempre expostas no dia a dia. Com isso, o planejamento e pesquisa de desenvolvimento de produtos leva em conta esse fluxo de evolução que precisa ter novidades, mas que elas se coordenem com o que já existe nas casas das pessoas”, explica Edson Coutinho, coordenador de tendências de design da Tok&Stok, em entrevista para a Casa Claudia.
É neste cenário, que vemos duas principais direções estéticas se destacarem trazendo tendências de decoração que se dividem em dois lados distintos: mais suave, que dialoga com a busca por conforto e aconchego, e outra com um apelo mais criativo, que traz elementos coloridos e exagerados, refletindo a crescente vontade de se destacar.
Acessibilidade e ambientes híbridos
Nas tendências de decoração de 2024 destacam-se ambientes com propósitos e utilidades múltiplas. Soluções inteligentes que otimizam o uso de espaço e possibilitam maior aproveitamento dos cômodos.
Ambientes com propósito e utilidades múltiplas são uns dos destaques da decoração em 2024. Imagem: Reprodução Netspace Design
O uso da tecnologia a favor do design e projetos que pensam a casa como algo fluido, onde pessoas com diferentes necessidades e estilos de vida podem coexistir e aproveitar. Um exemplo é a automação residencial e a integração de tecnologias inteligentes em residências e edifícios comerciais.
A acessibilidade arquitetônica também ganha destaque, com projetos que visam inclusão.
Sustentabilidade e atemporalidade
A preocupação com o meio ambiente continua a influenciar o design e a arquitetura e se destaca entre as tendências de decoração. Projetos mais sustentáveis e ecologicamente conscientes, que priorizam o uso de materiais reciclados e fontes de energias alternativas.
A economia circular é uma das grandes forças motrizes da atualidade. A busca por longevidade nas peças e ambientes, traduz essa mudança de comportamento de consumo, onde existe a preocupação em investir em qualidade, durabilidade e versatilidade.
Nas novas coleções de mobiliário apresentadas por grandes fabricantes, três princípios fundamentais se destacam como diretrizes para o próximo ano: ergonomia, estética atemporal e sustentabilidade.
Decoração afetiva e nostalgia
Na edição 2023 da CASA COR, muito se falou sobre a casa como algo que acolhe, da importância do bem-estar e da arquitetura e do design em função de criar ambientes que criam uma sensação de calma, conforto e satisfação. Seguindo essa linha, a CORAL também lançou sua cor do ano, Lugar de Afeto, um neutro rosado, discreto e elegante, que foi inspirado pela leveza das penas e delicadeza das nuvens.
Já a nostalgia aparece misturada com elementos de design contemporâneo, na busca por uma decoração criativa e maximalista.
Apesar da predominância da cartela de tons terrosos em 2024, cores vivas e intensas também terão seu espaço. Unidas à tecidos e texturas ricos, que elevam a experiência cotidiana e refletem a personalidade de quem ali habita.
De volta às raízes
Valorizando a riqueza e diversidade do nosso país e refletindo a vontade crescente de nos conectarmos com a natureza, projetos que equilibram design minimalista com elementos botânicos, criando pequenas selvas urbanas e particulares, são uma aposta dos especialistas.
A arquitetura bioclimática, que aproveita o ambiente natural para garantir conforto climático, bem-estar e eficiência energética ganha destaque.
Assim como a escolha de materiais como o couro e o linho, o uso de fibras naturais, como rattan e sisal, estará cada vez mais presente nas casas.
Como sempre, as tendências de decoração para 2024 dialogam com as transformações da nossa sociedade. Acompanhar e entender os rumos que essas mudanças trazem para o design e a decoração é uma maneira de desenvolver produtos melhores e mais eficientes.
Aqui no Blog da Adar, você tem a chance de conferir conteúdos exclusivos sobre as últimas tendências de decoração, novidades do segmento moveleiro e muito mais! Clique na imagem abaixo para navegar pelos nossos artigos!
Este artigo tem 0 comentários